Visitas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Darwin até quando?

O darwinismo e a TDI


-A questão é incómoda no mundo científico. Ei-la:
Porque é que a teoria darwinista não passa disso mesmo...da teoria?

-Segundo Darwin a evolução é o resultado de ocorrencias aleatorias que deram origem á Vida tal como a conhecemos tendo como catalizadores a variação, herança genética, seleção natural e o tempo entre outros factores. No darwinismo a pré-concepção da Vida é descartada renegando a Evoluçao a uma sucessao de circunstancias casuais que determinaram a evolução das espécies não tendo aparentemente qualquer designio concreto ou intencional.
Ora a denominação de teoria ainda nao foi substituida porque simplesmente não há factos concretos e aceites que cimentem a veracidade desta linha de pensamento.
A exemplo: no caso dos dinossaurios não há exemplos de evolução sequencial das especies.Encontram-se apenas especies animais já completamente formadas e estandartizadas não se detectando mutações ou diferenças entre exemplares fosseis. No caso dos fosseis humanóides há a célebre referencia ao "Missing Link".

Se a teoria Darwinista não está fundementada de todo porque motivo é-lhe atribuida a prioridade de relevãncia?

-Existem outras correntes cientificas que antagonizam o Darwinismo, uma delas (e que tem vindo a ter especial enfase a partir da decada de 80) é a Teoria do Design Inteligente (TDI).
A Teoria do Design Inteligente advoga que há um propósito inteligente (e não meramente aleatório) que estabeleceu um processo complexo e intencional de Design ou Criação / Concepção do qual resulta a Vida.
Esta linha de pensamento científico verificou determinados dados que põem em causa o evolucionismo Darwiniano. Segundo teoria de Darwin um especimen biologico é fruto de evoluçao furtuita sem intençao pré-determinada seguindo um dictame probabilistico que se traduz pelo exemplo de dizer que ao atirar-se uma moeda ao ar 50 vezes e tal acontecer é um episódio previsivel pois é um evento possivel embora que estatisticamente muito improvavel, contudo , tendo o planeta milhoes de anos , ao longo desse tempo seria possivel efectuar as tentativas suficientes para que o fenómeno fosse observado. O mesmo se aplica a cada detalhe da Vida de um exemplar biologico. Por exemplo uma especie de peixe seria encarnado, contudo uma mutaçao num gene daria origem a uma desova de peixes azuis, essa cor daria uma maior taxa de sobrevivencia porque esses peixes estariam mais bem camuflados dos predadores acabando essa especie mutante por estabelecer-se e substituir a especie encarnada.Ora neste exemplo deparamo-nos com duas situaçoes distintas: aleatoriedade : (a mutação do gene) e adaptação (a subtituiçao da especie anterior) , neste exemplo Darwin não consegue traduzir ou fazer a distinção entre o factor mutação e o factor intenção de mutação discriminando apenas um factor, que neste caso é o factor observado (mutação) e não o factor originante da mutação. Darwin criou uma teoria que apenas explicava os acontecimentos após a sua observação refutando a intencionalidade de uma eventual Inteligência .
Na sequÊncia do exemplo prévio avança-se para outro, o do olho Humano.
Matematicamente a evoluçao do olho não poderá ter explicação na linha darwinista isto porque a complexidade desse membro é tal que não poderia ter origem em tão reduzido espaço de tempo ( desde o aparecimento do Homem ) em como catalizador eventuais aleatoriedades .
Não deixa de ser curiosa a pressão ou a regra adquirida de usar a Teoria de Evolução de Darwin no mundo académico colocando-se até como uma certa obrigação sob o risco de se ser ridicularizado.

“Os biólogos devem constantemente ter em mente que o que eles vêem não tem design intencional, mas evoluiu”.
- Francis Crick, What Mad Pursuit (1988)


Nesta situação a TDI fará o Homem iniciar uma incursão no aspecto Teológico.
Rasurando a Teoria de Darwin (TD) do mundo cientifico e avançando-se para um mais apurado estudo e maior dedicação á TDI e á medida de que se obterem mais dados comprovantes da mesma poder-se-á verificar uma total reformulação do ponto de vista do Homem para com a ciencia, para com a sua Origem e também a do Universo.
Factores como Religião, Filosofia, Ética entre muitos outros sofrerão uma nova abordagem de forma contundente.



POST AGUARDANDO CORRECÇÃO E ACTUALIZAÇÃO

Sem comentários: